4

Hipertensão em cães e gatos


Cães e gatos também podem sofrer de pressão alta (Foto: Divulgação)Época São Paulo  farejador bichos
Olá lindinhas, tudo bem?

O post de hoje é bem diferente do que vocês costumam ver por aqui, mas no dia 26 de abril foi o Dia Nacional de Combate a Hipertensão, e muitas pessoas não sabem que seus cães e gatos também podem sofrer desse mal.

Os animais também podem ter as mesmas doenças que os humanos como pressão alta, problemas cardiacos, diabetes entre outras, algumas pessoas ainda não acreditam que isso é possivel, acham que é invenção, bobagem de quem não sabe o que diz, mas não é bobagem ao contrário o problema existe e tem que ser tratado como se trata em qualquer pessoa se o proprietário quiser ter seu animalzinho saúdavel.

Sei bem do que estou falando pois trabalho em clinica veterinária e também já tive uma cachorrinha que tinha pressão alta e tomava remédio para controlar, vi essa reportagem em um site dando todas as explicações.


Nesta sexta-feira, 26, comemora-se o Dia Nacional de Combate à Hipertensão, mal que atinge uma parcela cada vez maior da população. Mas, visitar regularmente o especialista, fazer uma dieta balanceada e utilizar medicamentos para livrar as artérias do sufoco e reduzir a força que o organismo faz para bombear o sangue também pode fazer parte da rotina de cães e gatos.
Associada às diversas patologias, a hipertensão é um problema comum entre os bichos, mas pouco diagnosticado, conforme explica a médica veterinária Carla Alice Berl, diretora do Hospital Veterinário Pet Care. “Isso acontece na maioria das vezes pela falta de equipamentos adequados para mensurar a pressão do cão e do gato”, diz.
É que para não correr o risco de assustar ou estressar o animal, e com isso alterar o resultado do exame, o procedimento precisa ser feito com um aparelho especifico de uso veterinário, chamado de Doppler. “É um procedimento simples, que deve ser feito antes de qualquer manipulação do animal”, explica. Nos cães o aparelho é colocado na patinha dianteira e nos gatos a pressão sanguínea também pode ser medida pela cauda.
Causado por problemas excesso de peso, dor, trauma, problemas cardíacos, renais ou endocrinológicos o aumento da pressão sanguínea pode se manifestar de formas mais sutis como o aumento do cansaço apresentado pelo animal e emagrecimento quanto por desmaios, convulsões, descolamento de retina e derrame cerebral. “Por isso a mensuração da pressão precisa estar presente nos exames de rotina dos animais”, frisa Carla.
De acordo com a veterinária, existem discussões em relação a quando se considerar a pressão dos amigos de quatro patas alta. “Normalmente começamos a medicar animais com pressão sanguínea acima de 160mmHg ou 16 popularmente.”
O tratamento do problema depende do diagnóstico da origem, mas controles periódicos – mensais ou semanais dependendo do caso – medicamentos e dieta estão entre os itens mais recomendados. “Primeiramente precisamos elucidar a causa da hipertensão que mais comumente é  originada tanto em cães como em gatos por problema cardíaco ou renal, por problema de aumento de  triglicérides e colesterol, por doença da  glândula adrenal.”

Então meninas, vocês que tem bichinhos de estimação fiquem atentas e levem sempre ao veterinário para consultas de rotina.

Beijinhos lindinhas :)

4 comentários:

  1. Nossa nunca tinha escutado falar que nossos bichinhos pudessem ter hipertenção =/ vou prestar mais atenção na minha nega!

    www.blogdajoanna.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente é uma doença muito comum em animais, bjs

      Excluir
  2. Com certeza, temos que cuidar dos bichinhos tb!
    beijoo

    www.sthefanydejorge.com

    ResponderExcluir
  3. muito boa dica flor, temos que prestar mais atenção nos bixinhos, descobrimos ontem que o cachorrinho do meu pai ta com sopro no coração, quem imagina né ?

    beeijos

    http://espelhomeu20.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...