3

Como fazer em casa umectação capilar

Não é sempre que podemos ir a um salão de beleza e fazer um tratamento completo nas madeixas, ou por falta de tempo ou de dim dim mesmo, então nessas ocasiões é preciso ter alternativas para se cuidar em casa e ter um efeito ao menos parecido com o do salão.

Uma desas alternativas é a umectação capilar!! Ela é um tipo mais forte de hidratação que é feita antes de lavar os cabelos, ou seja, primeiro você hidrata e nutre e depois limpa, o contrário do que normalmente fazemos.


Como vocês estão vendo na foto a umectação é feita com óleo, apenas não indico que vocês virem um vidro de óleo na cabeça desse jeito, a raiz e couro cabeludo devem ficar de fora do processo.

O primeiro passo é escolher qual óleo usar, saibam que ele tem que ser 100% vegetal, os mais comuns são de amêndoas, semente de uva, abacate, coco, ojon e o famoso argan oil. No caso de não ter nenhum dos lindinhos acima pode-se usar azeite de oliva extra virgem que quase todo mundo tem, basta realizar um assaltosinho básico a sua cozinha ou a cozinha alheia (de algum parente ou amigo, para não ter problemas rsrs).



Quem quiser potencializar o efeito é só misturar o óleo que for utilizar com um pouco de Bepantol líquido. Escolhidos os produtos agora é começar a fazer a umectação.

Separe os cabelos por mechas e vá passando mecha a mecha enluvando os fios, (enluvar para quem não sabe é aquele processo que é muito utilizado pelas cabeleireiras que enchem as mãos com os cremes e passam repetidas vezes em uma mecha do cabelo indo de cima abaixo).


Como já disse antes, não passe no couro cabeludo nem raiz dos cabelos, de o espaço de um ou dois dedos e aplique a partir dai. Depois de todo o cabelo estar com o óleo, prenda em uma touca plástica ou metalizada, deixe agir por no mínimo duas horas, eu prefiro fazer a noite antes de dormir e só retirar no dia seguinte, mas meu cabelo é muito seco, se não for o seu caso deixe o tempo que achar necessário para as condições dos fios no momento.

Para retirar lave normalmente com o shampoo de sua preferência e depois passe o condicionador, terminado isso eu costumo escovar e pranchar. Não comprei nada específico para umectação, faço com azeite de oliva, na próxima vez vou tirar fotos e colocar aqui no blog. Como estou usando bons produtos para lavar e hidratar tenho feito umectação só a cada 30 ou 45 dias, mas isso varia de acordo com o estado do cabelo de cada pessoa, se estiver muito ruim pode ser feito até mesmo semanalmente.

Um detalhe, o Bepantol ao invés de ser misturado ao óleo também pode ser usado depois de lavar pois ele serve para reter a umidade dos fios. O resultado é realmente surpreendente, os cabelos ficam macios, brilhantes e com vida!!


Alguém já testou esse método, o que achou?

Beijos lindinhas (:D)


3 comentários:

  1. Adorei a dica, não conhecia desta maneira que ensinou, e sua explicação foi otima, até da maneira de aplicar porque vi a foto ia fazer igualzinho rsrsrsr
    Beijos lindaa *-*
    www.alinemuchiut.com

    ResponderExcluir
  2. Amei a dica! adoro hidratar os cabelos! bjo

    ResponderExcluir
  3. Adorei a dica!
    Depois vou fazer no meu cabelo, está precisando kkkk.
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...