2

RA reeducação alimentar: o que é e como funciona

Muito se fala sobre RA ou reeducação alimentar como substituição de dietas de emagrecimento, mas o que exatamente é e como funciona? Vamos conhecer mais um pouco a respeito dessa proposta que não serve apenas para quem quer ou precisa perder peso, mas também para aquelas pessoas que querem ter uma melhor qualidade de vida, ter mais saúde física e emocional, disposição e porque não beleza? Afinal tudo que ingerimos acaba refletindo diretamente na pele, cabelos, unhas e até emoções.

A reeducação alimentar nada mais é do que aprender a comer de forma saudável e equilibrada, sem exageros tanto para mais quanto para menos. Serve para perda ou ganho de peso dependendo do problema ou objetivo de cada um. Não é só quem esta acima do peso ou é obeso que tem problemas e precisa se cuidar, também existem pessoas que vão na direção contrária e não conseguem engordar de jeito nenhum, e magreza em excesso também é prejudicial a saúde já que a pessoa não ingere a quantidade necessária de energia para poder manter o organismo funcionando de maneira adequada!


Com a RA não vamos fazer dieta, mas sim mudar hábitos, então o ideal é começar devagar, mudando uma coisa de cada vez. Por exemplo, você coloca 4 colheres de açúcar no seu café, experimente colocar 3, depois de uns dias coloque 2, e ai já reduziu pela metade. Troque o pão branco pelo integral, o mesmo com o arroz, substitua aquela sobremesa cheia de gordura e açúcar por uma fruta, no meu caso confesso que sou uma negação para comer frutas, individualmente, então para não ter essa deficiência na minha alimentação junto 3 ou 4 frutas diferentes e preparo uma salada que deixo na geladeira mergulhada em suco de laranja para não oxidar e vou consumindo ao longo do dia com um pouco de mel ou aveia, melhor assim do que não comer fruta nenhuma. Acho muito mais gostoso desse jeito do que ir na geladeira e comer uma maçã inteira.


Procure fazer todas as refeições, se pular uma na próxima vai estar com mais fome e comer além do necessário, coma alguma coisa a cada três horas para manter o metabolismo estável, se você passa muitas horas sem comer seu metabolismo fica mais lento. Mas comer a cada três horas não significa encher um pratão de estivador, mas sim pequenos lanches, como um iogurte, uma barrinha de cereais ou um picolé de frutas no calor.

No almoço e jantar comece sua refeição pela salada, ela proporciona mais saciedade e você consegue comer menos do prato principal e sobremesa. Não precisa cortar nada, se gosta de feijoada então coma, mas não precisa ser o caldeirão inteiro. Também não há a necessidade de dietas radicais ou da moda se você consegue se controlar, porque depois dessas dietas sempre vem o tal efeito sanfona, afinal ninguém consegue ficar eternamente fazendo dietas!


Assim funciona a reeducação alimentar, substituindo uma coisa aqui, diminuindo outra ali, sem se privar daquilo que você gosta mas sem exageros. Uma ótima dica para você saber exatamente o que come e poder se controlar melhor é fazendo um diário alimentar, escrevendo tudo o que come diariamente, mas tudo mesmo, até aquele brigadeirinho da padaria ou a colherzinha de chantili em cima dos morangos!

É muito fácil, tem um site chamado Fat Secret que faz isso por você, é só colocar nele o que comeu nas refeições, aqui está o link Fat Secret.

O mais importante nisso tudo é melhorar a saúde seja você gorda ou magra, eu sou magra, mas isso não quer dizer que tenha uma alimentação saudável, adoro comer besteiras, se tiver a oportunidade troco uma boa refeição por um bom hambúrguer cheio de queijo derretido e batata frita, mas não é uma coisa que faço com frequência como muitas pessoas se isso acontece uma vez no mês até que é muito. Na verdade tenho duas coisas que me tiram o controle, sorvete e pudim de leite, o resto é tranquilo!!

Lembre-se também de beber muita água, (entenda-se água por água mesmo e não refrigerantes).

E vocês meninas, alguma dica para uma alimentação saudável?

Beijos lindinhas (:D)


2 comentários:

  1. hmmm otimas dicas, estar em boa forma é sempre bom e a redução de alimentos é essencial
    beijos amore!!

    http://fanilairy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu queria muito conseguir reeducar minha alimentação mas não consigo. :(

    www.nahboa.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...