0

O que é e como funciona a dieta do mediterrâneo

Como vão meninas? Que tal umas dicas sobre alimentação e saúde? 

Quem já ouviu falar da cada vez mais famosa dieta do mediterrâneo? Considerada por muitos médicos como a mais saudável de todas, além de trazer muitos benefícios a saúde ainda de quebra ajuda a emagrecer!!!

dieta do mediterrâneo

Dieta seguida principalmente por pessoas de países da região do Mar Mediterrâneo, lá não é apenas um modismo, mas sim a rotina alimentar dos moradores locais, uma rotina que traz inúmeros benefícios, entre eles o aumento da espectativa de vida daqueles que seguem a dieta.

Segundo os médicos a dieta do mediterrâneo é a mais saudável e eficaz no auxilio da perda de peso e manutenção da saúde, principalmente do coração! E justamente por isso ando fazendo pesquisas a respeito, não preciso perder peso, ao contrário, já sou bem magra, mas recentemente descobri que sou cardíaca, (segundo meu cardiologista nada muito grave) mas prevenir e me cuidar não custa, e já que meu problema vem acompanhado de pressão alta tenho que praticamente cortar o sal e deixar de consumir muitos alimentos industrializados que contém alto teor de sódio, (macarrão instantâneo já era).

Então depois de algumas pesquisas e leituras resolvi que para mim essa seria a dieta ideal, não vai ser fácil me adaptar já que estou acostumada como a maioria das pessoas a me alimentar de maneira errada, talvez não fosse por isso não estaria agora tendo que tomar remédios para baixar a pressão.

Vamos ver do que consiste essa dieta que apesar de ser seguida em outros países aqui no Brasil também pode entrar nas nossas vidas porque temos aqui nas feiras e supermercados tudo que precisamos para começar.

dieta

Rica em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, é composta principalmente por verduras, frutas, legumes, carnes brancas (principalmente peixes e frutos do mar) e muito, muito, azeite de oliva!!

azeite

Ela funciona a base de exercícios físicos (não precisa se matar na academia), como caminhadas ou passeios de bicicleta, aliados a um alto consumo de vegetais, frutas e grãos integrais, baixo consumo de gorduras animais ou trans que são substituídas pelo azeite, até mesmo no pão no café da manhã usa-se azeite ao invés de margarina ou manteiga.

O sal é quase que inexistente, para temperar e dar sabor aos alimentos usa-se muitas ervas, como orégano, tomilho, alecrim, manjericão, entre outras, tudo que encontramos com facilidade em qualquer supermercado.

dieta

Como essa saladinha acima, simples, gostosa e saudável, sem a gordurosa e salgada maionese, apenas tomates, queijo branco temperados com manjericão, orégano e azeite.

Legumes, e verduras cruas ou cozidos no vapor também fazem parte do cardápio, bem como as carnes brancas, principalmente os peixes, acho que essa seria a parte mais difícil para mim, porque não sou muito fã de peixes, embora eu ame comida japonesa que é basicamente peixe, e crú, mas partiu para colocar o mesmo peixinho na panela e cozinhar, a coisa muda de figura e eu realmente torço o nariz.

dieta do mediterrâneo

Mas como é para manter a saúde então vale a pena tentar, e eu estou bem consciente do mal  que faz uma dieta errada principalmente para quem já tem algum problema de saúde, nesses dias de festas andei abusando, comendo fora em casa de amigos ou restaurantes, e quase sempre churrasco, e por causa disso já ando sentido os efeitos de ter saído da minha dieta de pouquissímo sal. Então agora que a vida volta ao normal é o melhor momento para começar a seguir essa dieta!!!

Além de diminuir drasticamente o consumo de carne vermelha ( na região do Mediterrâneo os habitantes consomem cerca de 2 porções de carne vermelha por mês) tem o aumento também drástico de frutas, verduras e legumes, (cerca de 9 porções diárias).

verduras

Os carboidratos também fazem parte da dieta, mas com moderação, ao invés de uma calórica lasanha, um macarrão com azeite e ervas.

massas

O vinho tinto também é permitido, uma ou duas taças diárias, segundo os médicos é muito bom para a saúde pois é rico em anti-oxidantes que ajudam a reduzir os riscos de algumas doenças como câncer e problemas cardíacos. Eu não gosto muito de bebidas alcoólicas e também não é recomendável o consumo já que tomo remédio para baixar a pressão, então tenho batido uvas frescas com água, açúcar e gelo no liquidificador, depois é só coar e consumir na hora, fica ótimo.

suco de uva

Bem basicamente é isso, não é muito difícil de seguir, basta um pouco de boa vontade e determinação, e ter como objetivo uma vida mais saudável, e para quem também precisa conseguir perder aqueles incômodos quilinhos a mais.

Em um próximo post vou falar sobre o cardápio da dieta do mediterrâneo, dando exemplos de café da manhã, lanches, almoço e jantar.

Beijos lindinhas (:D)

Conheçam o canal https://www.youtube.com/channel/UClf1IV05z3bPiRFPAkK-uIw














0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...